A droga se faz amiga, mas ela quer sua vida

A droga se faz amiga, mas ela quer sua vida
A droga se faz amiga, mas ela quer sua vida

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fernando Henrique será convidado a falar sobre descriminalização do uso de drogas

Fernando Henrique será convidado a falar sobre descriminalização do uso de drogas



Por Agência Senado


O sociólogo e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso será convidado a falar no Senado sobre descriminalização do uso das drogas. Requerimento com esse objetivo, da senadora Ana Amélia (PP-RS), foi aprovado nesta terça-feira (10) pela Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, “Crack” e Outras Drogas, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).


A senadora afirmou que a motivação para discutir o tema deve-se à intenção do governo brasileiro de dar tratamento legal diferenciado para traficantes e pequenos usuários de drogas. Na avaliação de Ana Amélia, o tema ainda gera muita polêmica tanto na área médica como na de segurança e, por isso, precisa ser mais bem debatido.


Fernando Henrique Cardoso, segundo informou a senadora, preside a Comissão Global sobre Políticas das Drogas – uma organização não governamental formada por personalidades internacionais que propõe novas formas de abordagem da questão das drogas. Ela acredita que FHC poderá dar importante contribuição à comissão, já que tem discutido o tema em diversos fóruns internacionais.


- Penso que a presença do ex-presidente da República possa dar uma contribuição valiosa a esta comissão pela relevância da matéria – disse Ana Amélia.


Crack


A subcomissão também vai dar continuidade ao ciclo de debates destinado a discutir com especialistas a dependência química e o uso disseminado do “crack”.


Para esse quinto painel, requerido pelos senadores Ana Amélia e Wellington Dias (PT-PI), serão convidados o médico psiquiatra e Coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), Ronaldo Laranjeira; o presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), Carlos Alberto Salgado; o coordenador-geral do I Fórum Nacional sobre Aspectos Médicos e Sociais Relacionados ao Uso do Crack, Ricardo Albuquerque Paiva; e o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conead), Aloísio Antônio Andrade de Freitas.


As datas das audiências públicas ainda serão definidas pela presidente da subcomissão, Wellington Dias.
Iara Farias Borges / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário coloque seu nome não aceito anônimos e também seu email que não sera mostrado.